O cinema Disruptivo de Ozualdo Candeias: Morte, Desengano e Marginalidade
O cinema disruptivo de Ozualdo Candeias: Morte, desengano e marginalidade analisa as construções narrativas e estilísticas dos filmes A margem (1967) e Aopção ou as rosas da estrada (1981), estabelecendo pontes entre as obras e a realidade social brasileira das duas décadas. Num diálogo entre o cinema e o real, a autora problematiza a ideia de marginalidade em diferentes nuances – imagética, cultural, social e existencial –, com foco na condição marginal de personagens e indivíduos apartados da sociedade.
Sobre a autora
Sissi Valente é doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestra pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professora universitária na UFPR e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente é pesquisadora em cinema e audiovisual, além de autora e editora de materiais didáticos em História e Artes Visuais.
Elogio
Sissi Valente alerta que, se cada um dos filmes de Candeias produz um ‘forte efeito de real’, esse mesmo efeito é ‘desajustado pela montagem e rearranjado de forma a construir uma outra realidade’ que é, em primeira instância, ficcional. Ao longo dos capítulos do livro, evidencia-se a oscilação entre a avaliação da sociedade por meio do que é posto em tela e a análise dos filmes enquanto obras ficcionais, cujas linguagens tensionam e problematizam o real no qual se inserem, conduzindo o leitor constantemente do estético para o histórico e vice-versa.
Detalhes da Edição :
Autora : Sissi Valente
Editor : A Quadro Edições
Páginas: 292
Peso : 0,390 Kg
Altura : 2,00 cm
Comprimento: 21,00 cm
Largura: 14,00 cm
Capa cartonada